top of page

Desafios e Encantamentos da Maternidade – Depoimentos das Mães

Nesse mês das mães, decidimos criar um textinho especial, diferente e bastante original com a participação de ninguém mais que as protagonistas desse dia tão sublime: as mamães! Convidamos algumas mamães para responderem duas questões, onde conseguimos compor um conjunto de depoimentos recheados de muito amor! Primeiramente, é importante ressaltar que a maternidade é repleta de desafios, mas também de muitos encantamentos, nem tudo trata-se de um “mar de rosas”, há sim uma série de adaptações necessárias devido às mudanças recorrentes com a gestação, o parto e aos demais cuidados posteriores com o bebê, e tudo isso geralmente não é fácil, ainda mais nos primeiros momentos, onde tudo é novo, para a mamãe e o bebê. Por isso a importância do acompanhamento de profissionais qualificados para garantir o cuidado com a saúde tanto da mamãe quanto do bebê. Vamos aos depoimentos, que além de fragmentos das vivências cotidianas das mamães, são também repletos de singularidades! Por mais que as questões fossem as mesmas para todas, cada uma respondeu de acordo com seu jeito de ser mãe: único e singular! Cada uma com seus desafios, suas dificuldades, mas também com seu encanto em gerar outra vida. As questões eram: - Quais os sentimentos e desafios mais intensos que a maternidade despertou em você? - “Defina” a maternidade em uma palavra. Não há muito que acrescentar a esses relatos tão lindos e cheios de ternura, apenas apreciá-los, pois eles em si já bastam. Feliz dia das Mães!

“Quando o Miguel nasceu, junto com ele nasceu uma nova Karina. Mais amorosa, mais otimista, com mais fé na vida! É um misto de sentimentos inexplicável, no início não é fácil... Mas como nada dura para sempre, os “dias de sol” começam a reinar e tudo fica mais leve. A maternidade sem dúvidas está sendo um eterno aprendizado, todos os dias busco o melhor de mim e entrego para ele em forma de Amor! Um filho faz uma mãe se emocionar todos os dias, renova as forças, transforma. E não tem nada no mundo que se possa comparar com esse tal Amor de Mãe! Se Deus criou algo melhor neste mundo, certamente não nos permitiu conhecer deste sentimento. Vai além do nosso entendimento, pois, nem nós sabemos como podemos amar tanto: Ser Mãe é Divino!” Karina Vargas, Mãe do Miguel.

“A maternidade me despertou muito, mais muito amor!! Não é mole não, mas é gratificante demais! Eu sempre soube que amaria ser mãe! Ser mãe me tornou uma pessoa muito melhor, me fez perceber que sou muito mais forte e muito mais fraca do que imaginava, me fez amadurecer e descobrir o real sentido de viver! Essa nova vida cansa e não é pouco, tem dias que me falta paciência para lidar com tudo, antes eu tinha mais tempo para mim, antes eu era prioridade, hoje é ela, mas nada se compara ao que ela me proporciona. Desde que me tornei mãe descobri que gerar e criar um filho é umas das melhores coisas da vida, senão a melhor!!! Sou grata a Deus por essa dádiva divina que é ser mãe!!” Tamiris Rocha, Mãe da Manuela.

“Quando pegamos aquele ser tão pequeno pela primeira vez em nossos braços, além de muito amor que sentimos, vem também o medo: será que saberemos cuidar bem, educar, e se ele ficar doente?? São muitas as dúvidas que surgem, mais com o tempo vamos aprendendo. Pra mim a palavra que define maternidade é AMOR!!!” Juliane Bueno, Mãe do João Vitor e da Danyelle.

“É difícil dizer quais os sentimentos que a maternidade despertou em mim, são tantos, posso dizer que meu filho realmente mudou muitas coisas e principalmente trocou a minha ordem de prioridades. Descobri que teria que abrir mão de muitas coisas por ele e que apesar de tudo valeria a pena, descobri que meus horários de sono, banho e refeições não seriam mais como planejado e isso seria difícil, mas acostumei, descobri que nem sempre poderia me arrumar como antes para sair, sem salto, cabelo preso, sem maquiagem, mas minha vaidade se tornou simplesmente estar com ele. A realidade é que a maternidade não é nada fácil, mais em tudo se encontra uma recompensa, um sorriso, um olhar, aquele “bafinho” de leite. Desde o primeiro momento em meus braços senti por ele amor absoluto, incondicional. Cada fase do seu desenvolvimento, cada nova descoberta aprendo mais um pouco e descubro que nada no mundo é mais importante do que fazer ele feliz. Sem dúvidas foi o maior presente de Deus e hoje só me resta pedir a Ele sabedoria para ser a mãe que esse anjinho merece. Resumindo, ser mãe é Alegria, é cuidado, é AMOR!” Bruna Santos, Mãe do Henrique.

“Os sentimentos não tem como descrever. A gente não sabe como explicar, sentimento esse de amor, de medo de não saber cuidar, enfim, passa um filme na nossa cabeça! Desafios?! Ah.. isso tem bastante, todos os dias é um desafio diferente. Só assim você percebe e cai a ficha que és MAMÃE!. Ser Mãe é Amor!"  Vaneça Azevedo Brandão, Mãe do Davi.
 

“O sentimento mais intenso que senti sendo mãe, foi poder amar alguém mais do que a mim mesma, entre eu e meu filho existe um amor enorme e puro, amor que eu nunca imaginei existir! É um desafio que vale a pena, o presente mais lindo que Deus me deu! A minha definição para a maternidade é TUDO! Ser Mãe é Tudo!” Camila Azevedo, Mãe do Guilherme.

“A maternidade desperta muitas sensações, o medo e a coragem se misturam construindo caminhos imprevisíveis, porém maravilhosos. O medo de não saber cuidar deste ser que foi gerado dentro de meu ventre se tornou um grande desafio, mas a coragem sustenta esse desafio e possibilita cuidar, amar e educar. Mas o maior sentimento que desperta é o amor... algo que ninguém consegue explicar, é um sentimento sublime, que exala pelos poros, que brota no fundo do coração, como se fossem borbulhas, e a cada borbulha, uma sensação distinta, que ao mesmo tempo sana todas as dúvidas, um sentimento que ensina como cuidar, como segurar no colo pela primeira vez, amamentar, dar carinho, atenção... ser mãe, é muito mais do que tudo que podemos imaginar. É uma eterna fantasia de criança que se realiza no dia a dia. A maternidade se define em coração. Pois é no coração que guardamos tudo que temos de mais precioso, e o que desejamos que seja infinito, e que mesmo que a distância separe, próximo está.” Elisandra Malmann, Mãe da Isadora e do Rafael

“Para mim ser mãe é nunca se cansar de olhar para aquele rostinho... É quase sempre se anular e fazer o impossível por eles, só para ver aquele sorriso radiante... É a coisa mais gratificante que uma mulher pode viver, vale a pena todo sacrifício. Isso é ser Mãe!” Josiane Souza, Mãe da Rafaela.

“Descrever o que a maternidade fez e faz em minha vida não é tão simples ou é? Nos tornamos Mães a partir do momento em que o teste de gravidez dá Positivo. Naquele momento tão esperado em nossa vida as dúvidas e medos se tornam constantes. Mas ao mesmo tempo é um mix de emoções e sentimentos que não se consegue explicar em palavras. E quando achamos que isso era tudo, chega o dia de ouvir aquele coraçãozinho batendo dentro de nós. É nesse momento que nos damos conta do tamanho da nossa responsabilidade e o quanto somos especiais e importantes, pois em nosso ventre esta sendo gerada uma Vida, benção de Deus. Meus desafios vem sendo resolvidos no dia a dia com cada novidade que surge. Mas somos seres capacitados para essa grande missão de tamanha importância e de papel inigualável chamado MÃE. Sou realizada em minha vida por ser Mãe pois foi o melhor presente que Deus podia ter me concedido. Resumindo: Ser mãe é conjugar o Verbo AMAR todos os dias infinitamente.” Jaqueline Batista da Rosa, Mãe do Felipe.

“Não há nada mais gratificante do que ser mãe. É viver amando incondicionalmente apesar do cansaço, medo e preocupações. Ser mãe me fez um ser humano melhor. Eu defino a maternidade na palavra "empatia". Aprender o dom de se colocar no lugar do outro e entender o que o bebê necessita. Para mim não tem profissão ou função que me orgulha mais, do que dizer que sou mãe. É ter insegurança de tudo e ao mesmo tempo ser capaz de enfrentar qualquer situação por um anjo chamado filho. É olhar nos olhos de um ser tão indefeso e agradecê-lo por me ensinar todos os dias.” Bruna Araújo Heinen, Mãe da Lara.

“A minha mais nova função é ser mãe... A ela, venho me dedicando desde quando Catarina estava no meu ventre... Desde nosso contato pelos chutinhos na barriga, o amor já era grande. Com seu nascimento, em 11/11/2015 nasceu em mim também muitos sentimentos... Acredito que já me tornei uma pessoa melhor, tendo outros olhares para muitas coisas, tendo muitos medos do futuro que ela terá nesse mundo tão incerto... muitas coisas mudaram... Esses medos e angústias nascem junto com o papel de mãe, pois nos meus braços sei que ela está protegida, mas sei também que um mundo espera por ela! Mas, de qualquer forma vive também dentro de mim, uma força imensa... Um amor sem explicação e tão intenso, algo maior que eu... Ser mãe é uma bênção, um presente de Deus... Nossos planos todos são em função dela agora... E isso é maravilhoso... Viver em família, crescendo esse amor a cada dia! Resumindo em duas palavras: a maternidade para mim poderia ser amor e gratidão!” Bárbara Silva de Jesús, Mãe da Catarina.

“Ser mãe é esquecer-se de si, do rímel de cada dia, do cabelo penteado, das unhas pintadas e até daquela roupa preferida. É viver mais. Ser mãe é ter força por dois. É deixar de ser egoísta. É não dormir mais. É vencer aquele cansaço e todas as dores do mundo. É não ter mais problemas. É sorrir para o vento ao ver que a sua vida mudou (e você também, pra melhor). É se sentir preenchida ao ver aquele sorriso de gengiva, sem nenhum dente. É ter medo do tempo. De não estar por perto, algum dia. Medo de saber que um dia vou ter que deixá-lo ir. Um medo passageiro, pois ser mãe é saber que nunca, nem jamais irei estar só. É se preocupar (mais ainda) com o próximo, mais principalmente amar mais (muito mais) a sua querida mãe. É começar a ver os verdadeiros valores e o que realmente importa na vida. É saber o verdadeiro sentido da palavra amor! Ser é mãe é FELICIDADE!!!” Hérica Vargas, Mãe do João Pedro e da Maria Eduarda.

"Ser mãe é um sentimento sem comparação, só quem é sabe a sensação de descobrir que dentro de você está crescendo um serzinho que nós encherá de alegrias. Ai vem os desafios, vem as preocupações: como será que meu bebê está? ele não chutou ainda? Como vai ser o parto? Será que serei uma boa mãe? Sempre nós fazemos estás perguntas, pois é! E a resposta chega geralmente 9 meses depois e ai sim o instinto materno chega junto, ai descobrimos que podemos enfrentar qualquer coisa por nossos filhos e q a hora do parto, por mais dolorosa que seja vale a pena, o primeiro cheirinho, sentir o quentinho do seu próprio corpo no seu bebê, o primeiro chorinho é algo q nunca mais vamos esquecer! Ser mãe é um amor pra vida toda é um intenso aprendizado." Bianca Ferreira, Mãe da Maria Clara.

“Não é fácil ser mãe, mas não me arrependo nem por um instante, mesmo com as noites passadas em claro, tendo muitas vezes que repetir a mesma coisa, tendo que cuidar das atitudes, pois o exemplo faz a diferença. Uma amiga me disse uma vez: Josi, educar requer muito trabalho, mas é um trabalho gratificante, seja quando estão doentes, quando estamos ocupadas, filho é sempre filho, é parte de nós, mesmo que não estejamos perto. O desafio que a maternidade me despertou foi a paciência, é algo indispensável na educação dos filhos, Definir a maternidade em uma palavra é difícil, mas em uma frase: É um presente de Deus.” Josiele Pereira Braga, Mãe do Artur.

“A maternidade bateu assim, um amor sem fim, do tipo que dói só de pensar e se alegra só de olhar. Requer disposição e cuidados, atenção e doação. Tudo suporta para que seu filho esteja seguro e feliz. A mãe nunca tem tempo de fazer as mínimas coisas, mas a emoção de tê-los nos braços sempre se sobressai. O maior desafio da maternidade é na correria e agitação do dia a dia vencer todos os obstáculos e ao mesmo tempo ter a calma e delicadeza de desfrutar da maternidade sem influenciar em nada. Ser mãe é uma BENÇÃO!” Lisandra Coutinho, Mãe do Théo.

"Então... A maternidade é um momento mágico na vida de cada mulher, envolvendo-a em toda sua individualidade, alterando a sua imagem corporal, psicológica e até mesmo social. Através de transformações que exigem adaptações e muita sabedoria. Os sentimentos são indescritíveis. “Amor incondicional!” Os desafios são constantes, diários. Cada um te exige uma maneira diferente de solucionar. O frustrante, particularmente, é quando não há o que fazer a não ser esperar. O TEMPO ser o remédio, ser a solução para determinada situação. A palavra que defino a maternidade, o ser mãe, é AMOR, sem dúvidas!" Grasiele Braga, Mãe do Daniel.

"O sentimento que a maternidade despertou em mim é o amor. Um amor que não cabe no peito, tudo que a gente faz é pensando neles, não vivemos mais para nós mesmos, mas tudo isso é muito gratificante. Ser mãe é ter o coração batendo fora do próprio peito. Desafios? Eu aprendi e aprendo todos os dias com a Manu, descobrindo com a maternidade que sou muito mais forte do que eu pensava! Sou capaz de lutar todos os dias mesmo quando as coisas não vão bem, olho aquele sorriso sincero e tudo ganha força, me nasce um ânimo novo! Só quem é mãe entende, mesmo quando estamos nos primeiros dias de gravidez já é um amor tão grande que só a gente sabe! Tem coisas que realmente só as mães que sentem e vivem como os chutinhos, a sensação de amamentar, isso é único. Minha filha me fez crescer muito como pessoa. Hoje sou uma pessoa muito melhor, ela é minha herança, minha dádiva, minha Emanuelly." Ana Paula Silva, Mãe da Emanuelly.

Agradecemos a todas as Mães que prontamente se disponibilizaram a relatar seus sentimentos sobre a Maternidade com amor e ternura! Ser Mãe é isso: é tocar com afeto o mundo do outro! Feliz dia das Mães!

Psicólogas Ananda Ferreira e Sara Kronbauer.

Consulte nossos endereços!

Ligue:

51-99233575 Psicóloga Ananda

51- 80497057 Psicóloga Sara

© 2016 por PSIntegrar. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page